quinta-feira, 21 de julho de 2016

Ciranda de Receitas: Pão de Sálvia

Chegou o dia da Ciranda de Receitas! Projeto delicioso criado pela querida Lylia no qual um grupo de blogueiras a cada 15 dias troca suas melhores receitas para ser publicada no blog parceiro. Esta semana temos o prazer de receber a Leili, do Blog da Leili, com uma receita que super combina com esse tempinho frio: Pão de Sálvia. 

"Fiz meu primeiro pão. E a experiência foi muito positiva. Confesso que eu guardava um certo receio de que desse errado. De que, assim como foi demorado aprender a fazer bolos, eu também desperdiçaria ingredientes e dedicaria tempo para ter um bom pão.  Me enganei. 

Após ver o vídeo do Pão de Manjericão e Gorgonzola, da Katita, fiquei animada em testar a receita dela. Mas eu procurava uma receita para uma forma só. E tinha sobrado sálvia de uma receita anterior. Aí tive que pesquisar em livros e também dei uma olhada nas receitas de pão da Letícia, do blog “No calor do fogão".
No final, optei por fazer uma adaptação e corri o risco. Deu muito certo! O pão cresceu bastante, ficou úmido e temperado na medida. Uma explosão de sabores! Veja a receita:
Pão de Sálvia
Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 envelope de 10g de fermento biológico seco
1 xícara (240ml) de água
1/2 xícara (120ml) de azeite
1 ovo
1/2 cebola
10 folhas de sálvia fresca
1 colher de sopa de açúcar
sal a gosto
Principais utensílios: liquidificador, tigela, colher de pau, forma de pão (1 bem grande ou 2 menores)
Preparo:
1. Unte e enfarinhe a forma de pão.
2. No liquidifcador, junte a água, o azeite, o ovo, o açúcar, o sal, a cebola e a sálvia. Bata bem, até as folhas de sálvia ficarem bem trituradas. Ao final, junte o fermento biológico seco e pulse rapidamente o liquidificador.
3. Coloque a farinha numa tigela funda. Adicione o liquido batido e misture bem com uma colher de pau.
4. Assim que a mistura estiver bem cremosa e homogênea, coloque na forma de pão e deixe crescer por 40 minutos sobre o fogão.
5. Enquanto aguarda o crescimento da massa, ligue o forno em temperatura bem baixa para ir aquecendo.
6. Após ter crescido, coloque a forma de pão dentro de uma forma maior e leve ao forno, em temperatura alta (250 graus) por aproximadamente 30 minutos, até que a superfície da massa fique bem dourada.
7. Retire o pão do forno e aguarde esfriar um pouco para servir."

Confiram também os posts das outras blogueiras participantes desta semana: