terça-feira, 1 de novembro de 2011

Um jantar diferente para receber uma brasileira recém-chegada do Japão!

Muitas frutas, sucos naturais e salada!
Foi assim o "jantar" que preparei pra receber a Fabi, que acaba de voltar de uma temporada no Japão. 
A Fabi é professora de japonês e namorada do meu cunhado há um bom tempo. Ela morou uns anos no Japão, assim como ele, e agora eles estão de volta ao Brasil. Nesta última temporada lá na Terra do Sol Nascente eu acompanhei a agonia da moça pela internet. "Uma banana é tão cara que faço ela durar três dias. Como um pedaço cada dia."

 
Foi então que, em resposta a um email, eu disse: "Fabi, fica calma. Esquece das frutas e das verduras. Contente-se com o arroz e aproveite para comprar todas as utilidades e inutilidades domésticas que os japoneses inventaram. Vai passar rápido. Quando você voltar, faremos a festa da fruta pra você!"

 
E ela voltou! Por falta de tempo, a festa da fruta que eu tinha prometido no email teve que ser reduzida para um jantar com frutas para apenas dois casais.
Devo admitir que o dia do jantar foi também bastante corrido e eu nem consegui ir até o Mercado Municipal comprar algumas frutas mais exóticas, quem dirá preparar um cardápio rebuscado... De qualquer forma, sob a perspectiva da nossa convidada recém-chegada do Japão, a mesa estava digna de um banquete para a rainha. :)

 
Começamos com uma saladinha leve: alface americana, tomate cereja, baby carrots e croutons.

 

Já em cima da mesa, deixei diversos pratos com frutas lavadinhas.


Melão e jabuticaba eram frutas que ela não via há tempos. Então decidi dar lugar de destaque às duas, que foram parar dentro de taças de boca larga.


E o melhor do jantar? Além da companhia deles, ganhei vários presentinhos!! Um secador de cabelo que dobra e fica bem pequenininho, uma bolsinha feita com tecido de kimono e um DELICIOSO licor de mexerica! Coisa fina! Fabi, adorei os presentes! Muito obrigada, querida!

 
Claro que não resistimos e o licor foi logo parar em cima da mesa. Ele fez companhia para um outro presente também trazido de uma viagem ao Japão: esta linda Gueixa (que saiu do escritório para apreciar a mesa de frutas!)

 
Sucos naturais de melancia e de abacaxi com hortelã integraram o cardápio.
Mas não ficamos só nas frutinhas. Tinha um prato principal! Rondele de quatro queijos gratinado. Agora, quem disse que lembramos de tirar uma foto dele também? As atenções ainda estavam voltadas para as frutas...



 

Para a sobremesa, mais um pouco de frutas! Só que desta vez, com uma generosa camada de chocolate ao leite, afinal quem estava no Japão não éramos nós quatro, só ela!
Fabi e Cyrus, é uma alegria receber vocês aqui. Venham sempre :)