quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aniversário junino

Pensando em receber os amigos pra uma festinha junina em casa? Veja aqui algumas ideias que publicamos ano passado:

Para celebrar o aniversário do marido de um jeito menos tradicional, resolvemos aproveitar o mês de junho pra preparar uns quitutes e receber as famílias e alguns amigos com uma bebidinha quente.


Logo pela manhã, lavamos e secamos todos os morangos. Depois, colocamos três morangos em cada palito de churrasco. Aí foi só passá-los pelo chocolate derretido e espetar os palitinhos numa placa de isopor colocada dentro desta caixinha de madeira. O chocolate não era hidrogenado e demorou cerca de 1 hora para ficar bem sequinho.

 E festa junina precisa ter cuscuz, né? Esse daqui é uma velha receita da Vó Joana. Decidimos fazê-los em pequenas unidades para que os convidados pudessem comer com a mão, evitando o uso de pratinhos, garfos e facas. Claro que é mais trabalhoso fazer assim, mas sou suuper fã de finger food
Usei forminhas de empada para moldá-los e decorei o prato com alguns ramos de salsinha. No final da noite fiquei mega contente quando um dos convidados me disse: "Que delícia! Sério que foi você quem fez? Posso levar alguns pro almoço de amanhã?" :-) 

Os pinhões foram cozidos só com água e sal. Fizemos um pequeno corte nas laterais da casca para facilitar a abertura.

E aqui os tradicionais doces de coração... De abóbora e batata doce. Achei que ninguém ligaria para eles, mas fez sucesso!


Teve também milho quente. As espigas foram mantidas quentes a noite toda dentro de um rechaud com água. Ao lado, separamos algumas cascas lavadinhas para que servissem de apoio para o milho quente nas mãos. Ao lado do rechaud, colocamos também um saleiro e uma latinha de manteiga para os convidados se servirem.

Deixei o quentão para ser feito muito em cima da hora, pouco antes dos convidados chegarem, e confesso que ele ficou forte demais para o meu gosto. Ele ficou na mesa com as comidas, identificado com uma plaquinha feita com papel de scrapbook. Na cozinha, o vinho quente foi mantido quente em um CrockPot.



Os bolos de milho e de paçoca também foram feitos em forminhas individuais. E o que fez mais sucesso foram as tags que levavam os nomes dos bolos. Inicialmente eram plaquinhas com a inscrição "welcome". Para personalizar, foi só escrever o tipo de bolo em um retângulo de papel e depois colá-lo por cima da plaquinha com um pedaço de fita banana.
Essa foi a parte mais fácil da preparação. Paçocas e pés de moleque comprados prontos e distribuídos num prato de três andares.
Na cozinha tinha também o cantinho do cachorro quente. Para cada um preparar o seu. Pena que esqueci de tirar uma foto! 
 
Aqui, alguns detalhes colocados nos cantinhos da casa para dar um ar de "festa junina". Comprei uma dúzia de girassóis e os espalhei em garrafas de vidro. O lampião no aparador na entrada aqueceu e deu boas vindas aos nossos convidados. 



E como eu curti muuuito fazer esse aniversário junino, pro ano que vem, além de pendurar bandeirinhas, quero fazer "pescaria" na minha floreira e a barraca da argola na sala de TV :-)

4 comentários:

  1. Meninas, eu amooo festa junina para mim é uma das datas que eu mais espero. Acho que é por causa da comida que me remete a infância.
    Eu gostei muito deste jeito que vocês fizeram e sabe que sempre tive vontade de fazer uma festinha junina em casa? Quem sabe eu tomo coragem e pego umas idéias fofas de vocês.
    Beijos :o)

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente AMEI até mandei e-mail para a marina mas q]fiquem a vontade as duas pra responder!!!! obrigada, Carolina

    ResponderExcluir
  3. Mel!!! Adorei a idéia! Vou me inspirar pra no ano que vem fazer o meu assim! Meu niver é em junho tb, dia 3! E nunca fiz um niver junino acredita? Acho que é porque eu sou do Nordeste e essas comidas estão no meu dia-a-dia ehehhehe Mas vale a pena...a surpresa da minha festa vai ser o quentão! hahaha

    beijos lindona!

    ResponderExcluir
  4. lINDO DEMAIS ! Adoro festa junina, e sempre comemoro ! Gostaria muito da receita do bolo de paçoca...e de como prepará-lo nas forminhas de papel, que achei o máximo !
    Estou amando o blog de vocês, muito legal e as fotos estão muito bem tiradas ! Fora que vcs estão abordando tudo que eu gosto : raclete, festa junina etc etc
    Beijocas e aguardo a receita !

    ResponderExcluir