segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bolo Vela Natalina

Quando a gente é criança, o Natal é ainda mais mágico, não é?
Além do papai noel, da troca de presentes, do amigo-secreto, uma das minhas mais gostosas (literalmente) lembranças, é do momento em que minha tia Edilaine (ainda então namorada do meu padrinho), trazia os seus lindos bolos natalinos em formato de vela! Gente, que coisa mais linda e gostosa!!!

Os anos se passaram, e como hoje eles moram um pouco longe, resolvi buscar essa receita e  fazer um teste visando continuar com esta tradição na minha ceia de natal!

Pesquisei na internet, e encontrei no blog da Palmirinha uma receita e resolvi fazer um teste neste domingo antes do Natal. Como diria essa vovó tão fofa: Fiquei tão feliz, amiguinha!

Eu estava preocupada pois me lembro que minha tia assava o bolo em uma lata de óleo, mas eu nem sei se ainda existe lata de óleo. Foi aqui que na receita da Palmirinha  vi que ela sugere colocar em uma lata de refrigerante. Aí contei com a ajuda do meu marido que limpou e cortou as latas de Coca para eu utilizar como forma. Vejam que ele teve muito cuidado em dobrar a parte que cortou para não ficar com a borda afiada.

 
 Resolvida a parte mais difícil,é só seguir em frente como orienta a receita.
Importante: na receita não fala quando deve-se acrescentar as frutas à massa. Eu coloquei no final, antes de acrescentar o fermento.

Esperei +/- 20 minutos ansiosamente e ... não é que deu certo?
Diferente da receita que sugere um glacê, eu simulei a parafina com chocolate branco, afinal, era assim que minha tia fazia! 

 Se você tiver paciência, conseguirá acender a castanha do pará. Eu só tive para acender 2 e tirei a foto rapidinho antes que apagasse :)

E como sobrou um monte de massa, eu aproveitei para fazer cupcakes. Vejam como ficaram:
 Espero que aproveitem essa receita para enfeitar sua mesa. Tenho certeza que será um sucesso!!!