segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Panetone Salgado

Olá queridos leitores!!
Preciso pedir desculpas pelo meu sumiço de 1 semana! Quem trabalha em escola sabe como é final de semestre, né? Uma correria danada! 
E além de provas, notas e relatórios, estou terminando um curso super-mega importante e meu tempo livre tem sido consumido por leituras e a finalização de uns artigos que devo submeter até a próxima semana!! Como se não bastasse, já começaram as confraternizações de final de ano e ainda quero me dedicar aos preparativos da viagem que farei logo após o Natal!!

Mas hoje precisei largar tudo e achar um tempinho para compartilhar com vocês uma receita maravilhosa!! É que comi o melhor panetone salgado da minha vida!! Ele foi feito pela linda da Gisele, que trabalha comigo e que, além de muitos outros atributos, é ótima cozinheira.


Daí que eu pedi e ela aceitou passar a receita pra gente!! Aí está:

MASSA:
- 60g de fermento para pão
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de sal
- ¼ xícara (chá) de açúcar
- 700ml de leite
- 100ml de água pré aquecida para desmanchar o fermento!!! 
- 1 xícara (chá) queijo ralado
- 1 dente de alho picado
- 1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picada
- ¼ de xícara (chá) de azeitonas picadas
- 2 colheres (sopa) de orégano
- ½ xícara (chá) de azeite
- molho de pimenta a gosto
- 1kg de farinha de trigo

RECHEIO:
- 1 cebola bem picada
- 300g de lingüiça calabresa picada
  Em uma frigideira fritar a cebola e a linguiça.
Modo de preparo
- Bata todos os ingredientes juntos, e vá agregando a farinha de trigo aos poucos. Coloque o recheio e deixe crescer por 30min. Depois modele os panetones.
Assar em 180ºC por 50min ou até dourar.


















Gi, obrigada!
Eu vou fazer os meus panetones salgados em forminhas de cupcake! Acho que os mini-panetones salgados vão combinar com embutidos, queijos e vinhos que gosto de servir para receber os amigos aqui em casa nestas épocas natalinas!


2 comentários:

  1. Mel, que panetone lindo, nunca comi um panetone salgado.
    Adorei sua dica de fazer em forminhas de cupcake, para servir individual.
    Obrigada pelo comentário no meu blog.
    Um grande beijo
    www.caminhodagula.blogspto.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mel, não sei o que acontece, mas não tenho recebido suas atualizações.
    Precisei ficar te caçando pela internet para visitar seu blog.
    Agora eu te guardei nos meus favoritos e assim não fico dependendo da boa vontade do Blogger para me enviar suas atualizações.
    Adorei a receita de panetone salgado! Muito bacana a dica de fazer em forminhas de cupcake.

    Quero aproveitar a oportunidade para te desejar um feliz natal e um ano novo cheio de realizações.

    Não quero te perder de vista, amo seu blog.
    Bj

    ResponderExcluir