terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que servir num jantar entre amigos? Raclette!

Assim como toda anfitriã que se preze, gosto de servir comidas que agradem meus convidados. Mas agradar é fácil, uma boa pizza geralmente resolve. Agora, o que você acha de agradar e também surpreender? Eu acho muito mais prazeroso!  Por isso que vivo inventando moda na cozinha, inventando tema pra festas e ideias do que servir quando recebo visitas em casa.
Quer uma dica do que faz grande sucesso? Raclette! 
Ela tem origem Suíca e dizem que é prima do fondue. O prato, que tem como um dos ingredientes principais um queijo de mesmo nome, é montado na mesa e degustado sem pressa.

A raclette exige pouquíssima preparação prévia. Disponha uma variedade de alimentos na mesa e deixe que cada pessoa coloque o que quiser comer sobre a grelha.


As fotos deste post foram tiradas há algumas semanas, quando recebi um queridíssmo casal de amigos para jantar. Além da racleteira (claro!), foram para mesa de jantar 5 tipos de queijos fatiados, batatinhas pré-cozidas, carne bovina e filé de peito de frango. Também coloquei em um prato de dois andares algumas fatias de abobrinha, tomates, cebolas e pimentões.





Pra quem ainda não comeu raclette, funciona assim: a racleteira é ligada na energia elétrica e esquenta uma resistência. Essa resistência aquece a chapa/pedra acima dela e o calor derrete rapidamente as fatias de queijo que são colocadas nestas mini-frigideiras.


O resultado? Carne no ponto que cada um prefere, legumes cobertos com uma generosa camada de queijo, mix de queijos derretidos cobrindo batatas e salsichas e muitas outras coisas.  Basta abusar das opções e experimentar combinações ousadas! 


Dia de raclette é dia sem bagunça na cozinha e sem medo de errar a receita. Então curta suas companhias, divirta-se num bom papo e aproveite o que a vida tem de melhor!



Encontre o Receber e Celebrar no Facebook! É só clicar AQUI.


7 comentários:

  1. Nossa, muito legal e apetitoso Mê!
    Sempre com ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não conhecia isso não. Achei super prático e dá para agradar vários paladares... Agora quero um, hehehe.
    Beijos :o))

    ResponderExcluir
  3. Eba!!! Você voltou!!!
    Adoro as ideias desse espaço e até aplico algumas aqui na Suécia :)

    ResponderExcluir
  4. Carol, você que não conhecia, trate de comprar um Grill com Raclette desses! Vai ver só o sucesso que faz!

    Vânia, muito obrigada pelo carinho!! Voltei. Vou me dedicar ao blog e aos trabalhos que aparecem através dele.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. QUE BUENO!!!!!!!!
    TODO APETECE COMERLO...
    ESOS QUESOS............
    SALUDITOS

    ResponderExcluir
  6. Que máximo ! Ganhei uma racleteira igualzinha a sua, mas só sabia fazer com batas e queijo...valeu pelas outras sugestões !!
    Agora uma curiosidade : como vc fez para as batatas ficarem com aquela apresentação "listrada" ?? rsrs, achei lindo ! bjocas,Esther

    ResponderExcluir
  7. Oi Esther!
    Para dar uma incrementada na apresentação da batata e dar um gostinho especial, coloquei duas listras de mostarda escura. Ficou bem gostoso, pode provar que vc vai gostar! Um beijo,
    Mel

    ResponderExcluir