terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que servir num jantar entre amigos? Raclette!

Como toda anfitriã que se preze, gosto de servir comidas que agradem meus convidados. Mas convenhamos que agradar é fácil, uma boa pizza geralmente resolve. Agora, o que você acha de agradar e também surpreender? Eu acho muito mais prazeroso!  Por isso que vivo inventando moda na cozinha, inventando tema pra festas e ideias do que servir quando recebo visitas em casa.
Quer uma dica do que faz grande sucesso? Raclette! 
Ela tem origem Suíca e dizem que é prima da fondue. O prato, que tem como um dos ingredientes principais um queijo de mesmo nome, é montado na mesa e degustado sem pressa.

A raclette exige pouquíssima preparação prévia. Disponha uma variedade de alimentos na mesa e deixe que cada pessoa coloque o que quiser comer sobre a grelha.



As fotos deste post foram tiradas quando recebi um queridíssmo casal de amigos para jantar. Além da racleteira, foram para mesa de jantar 5 tipos de queijos fatiados, batatinhas pré-cozidas, carne bovina e filé de peito de frango. Também coloquei em um prato de dois andares algumas fatias de abobrinha, tomates, cebolas e pimentões.





Pra quem ainda não comeu raclette, funciona assim: a racleteira é ligada na energia elétrica e esquenta uma resistência. Essa resistência aquece a chapa/pedra acima dela e o calor derrete rapidamente as fatias de queijo que são colocadas nestas mini-frigideiras.


O resultado? Carne no ponto que cada um prefere, legumes cobertos com uma generosa camada de queijo, mix de queijos derretidos cobrindo batatas e salsichas e muitas outras coisas.  Basta abusar das opções e experimentar combinações ousadas! 


Dia de raclette é dia sem bagunça na cozinha e sem medo de errar a receita. Então curta suas companhias, divirta-se num bom papo e aproveite o que a vida tem de melhor!



Encontre o Receber e Celebrar no Facebook! É só clicar AQUI.


8 comentários:

  1. Nossa, muito legal e apetitoso Mê!
    Sempre com ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não conhecia isso não. Achei super prático e dá para agradar vários paladares... Agora quero um, hehehe.
    Beijos :o))

    ResponderExcluir
  3. Eba!!! Você voltou!!!
    Adoro as ideias desse espaço e até aplico algumas aqui na Suécia :)

    ResponderExcluir
  4. Carol, você que não conhecia, trate de comprar um Grill com Raclette desses! Vai ver só o sucesso que faz!

    Vânia, muito obrigada pelo carinho!! Voltei. Vou me dedicar ao blog e aos trabalhos que aparecem através dele.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. QUE BUENO!!!!!!!!
    TODO APETECE COMERLO...
    ESOS QUESOS............
    SALUDITOS

    ResponderExcluir
  6. Que máximo ! Ganhei uma racleteira igualzinha a sua, mas só sabia fazer com batas e queijo...valeu pelas outras sugestões !!
    Agora uma curiosidade : como vc fez para as batatas ficarem com aquela apresentação "listrada" ?? rsrs, achei lindo ! bjocas,Esther

    ResponderExcluir
  7. Oi Esther!
    Para dar uma incrementada na apresentação da batata e dar um gostinho especial, coloquei duas listras de mostarda escura. Ficou bem gostoso, pode provar que vc vai gostar! Um beijo,
    Mel

    ResponderExcluir
  8. Oi Mel...tô aqui vidrada no seu blog...Parabéns !!!
    Gostaria de saber onde encontro a racleteira na internet, pois sou de MG...
    Bjxxx....tati....

    ResponderExcluir