quinta-feira, 6 de junho de 2013

Festa junina pra receber os amigos em casa


Pensando em receber os amigos pra uma festinha junina? Veja aqui algumas ideias que publicamos ano passado:

Para celebrar o aniversário do marido de um jeito menos tradicional, resolvemos aproveitar o mês de junho pra preparar uns quitutes e receber as famílias e alguns amigos com uma bebidinha quente.


Logo pela manhã, lavamos e secamos todos os morangos. Depois, colocamos três morangos em cada palito de churrasco. Aí foi só passá-los pelo chocolate derretido e espetar os palitinhos numa placa de isopor colocada dentro desta caixinha de madeira. O chocolate não era hidrogenado e demorou cerca de 1 hora para ficar bem sequinho.

 E festa junina precisa ter cuscuz, né? Esse daqui é uma velha receita da Vó Joana. Decidimos fazê-los em pequenas unidades para que os convidados pudessem comer com a mão, evitando o uso de pratinhos, garfos e facas. Claro que é mais trabalhoso fazer assim, mas sou suuper fã de finger food
Usei forminhas de empada para moldá-los e decorei o prato com alguns ramos de salsinha. No final da noite fiquei mega contente quando um dos convidados me disse: "Que delícia! Sério que foi você quem fez? Posso levar alguns pro almoço de amanhã?" :-) 

Os pinhões foram cozidos só com água e sal. Fizemos um pequeno corte nas laterais da casca para facilitar a abertura.

E aqui os tradicionais doces de coração... De abóbora e batata doce. Achei que ninguém ligaria para eles, mas fez sucesso!



Teve também milho quente. As espigas foram mantidas quentes a noite toda dentro de um rechaud com água. Ao lado, separamos algumas cascas lavadinhas para que servissem de apoio para o milho quente nas mãos. Ao lado do rechaud, colocamos também um saleiro e uma latinha de manteiga para os convidados se servirem.

Deixei o quentão para ser feito muito em cima da hora, pouco antes dos convidados chegarem, e confesso que ele ficou forte demais para o meu gosto. Ele ficou na mesa com as comidas, identificado com uma plaquinha feita com papel de scrapbook. Na cozinha, o vinho quente foi mantido quente em um CrockPot.



Os bolos de milho e de paçoca também foram feitos em forminhas individuais. E o que fez mais sucesso foram as tags que levavam os nomes dos bolos. Inicialmente eram plaquinhas com a inscrição "welcome". Para personalizar, foi só escrever o tipo de bolo em um retângulo de papel e depois colá-lo por cima da plaquinha com um pedaço de fita banana.
Essa foi a parte mais fácil da preparação. Paçocas e pés de moleque comprados prontos e distribuídos num prato de três andares.
Na cozinha tinha também o cantinho do cachorro quente. Para cada um preparar o seu. Pena que esqueci de tirar uma foto! 
 
Aqui, alguns detalhes colocados nos cantinhos da casa para dar um ar de "festa junina". Comprei uma dúzia de girassóis e os espalhei em garrafas de vidro. O lampião no aparador na entrada aqueceu e deu boas vindas aos nossos convidados. 



E como eu curti muuuito fazer esse aniversário junino, pro ano que vem, além de pendurar bandeirinhas, quero fazer "pescaria" na minha floreira e a barraca da argola na sala de TV :-)

Beijos e ótimo mês junino pra vocês!!
Mel

9 comentários:

  1. Mel...que festinha junina linda a sua...comes e bebes bem tipicos...gostei da ideia de bolinhos individuais...com certeza vou usar essa ideia na minha festinha.
    Obrigada pelas ideias.
    beijos de Giovana

    ResponderExcluir
  2. Querida Mel,
    Cada ideia mais criativa que a outra. Os mini cuscuz achei lindos!
    Eu também estou querendo fazer uma festinha junina aqui em casa e já me inspirei com suas ideias.
    A decoração também, com esses girassóis, ficou linda!
    Como sempre, tudo lindo por aqui.
    Bj,
    lylia

    ResponderExcluir
  3. Oiiii


    nossa que coisa mais lindaaaa
    eu amo festa junina... pra mim é uma das melhores sabe???
    comida boa e música animada hehehehehehe

    bjos

    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  4. Aiiii...

    Onde vc aprendeu ser assim tão linda??
    eu fiquei encantadaaa!!
    Linda festa, cheia de estilo e muito bom gosto!!

    Posso (de novo) pedir uma ajudinha sua ?
    Como vc já leu lá no blog, dia 21 eu vou fazer minhas bodas de algodão e o meu aniversario!

    A decoração vai ser toda em vermelho e branco...
    Na mesa do bolo eu tava pensando em decorar com alguma flor... mas eu nao entendo NECAS de flor...
    qual flor vc acha que fica bom?

    bjuuuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa!! Olha, as flores que eu considero coringa são as Astromélias. Você consegue achar delas em quase qualquer cor, inclusive vermelha. Elas ficam lindas quando estão fechadas, entre-abertas e totalmente abertas. O que quer dizer que vc vai comprar e aproveitar muito mais!! Também sou fã delas porque cada haste tem várias flores, o que deixa seu arranjo, vasinho ou garrafa "mais cheio". Eu apostaria nelas.
      Semana que vem vou postar umas dicas pros dias dos namorados e tem fotos de algumas astromélias vermelhas :)
      Super beijo,
      Mel

      Excluir
    2. Mel... Obrigada mesmo viu?!

      Vou procurar por aqui, e depois posto pra vc ver o que virou da decoração! rs

      Excluir
  5. Linda festa!!!!!!!!! Amei todas as dicas e a decoração super charmosa! Parabéns!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Achei esse post excelente quando o vi ano passado....Sei que festa Junina tem todo ano, mas voce poderia pelo menos colocar uma ideia nova...
    De qualquer forma voce tem ideias otimas e adoro o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi @Anônimo!! Obrigada pelos elogios! A festa junina deste ano vai ser no último final de semana do mês, no sábado dia 29/06. Por isso ainda não tive fotos inéditas pra colocar aqui no blog :(
      Se você quiser acompanhar o Receber & Celebrar pelo Facebook, tenho postado ideias para festas juninas quase diárias. São coisas bem simples, com uma foto de inspiração retirada de outros blogs e do Pinterest. Tem cada coisa legal!! Dá uma passadinha lá.
      Beijos, Mel

      Excluir