sexta-feira, 19 de julho de 2013

"Chili con carne" - uma das minhas paixões de inverno!

Fui apresentada ao CHILI há cerca de 8 anos, quando morava em Minnesota. No estado mais frio dos EUA, com quase 6 meses de inverno, as pessoas precisam de receitas quentinhas e deliciosas para aquecer o corpo e a alma. Pois foi amor à primeira provada, rsrs.


O "chili con carne" ou, como é mais conhecido, "chili" é uma combinação (perfeita!!) de feijão, carne (geralmente carne moída), tomate e claro, pimentas e pimentões! A origem do prato é polêmica. Parece que a maioria acredita se tratar de um prato mexicano, mas ele tem bem cara de coisa americana, viu... O estado do Texas adotou o Chili como seu prato oficial e o fato é que hoje ele faz parte do que chamamos culinária Tex-Mex, minha favorita!

O Chili aqui em casa tem lugar de destaque em noite temática mexicana. (meu Crokpot de 4 litros já ficou pequeno pra fazê-lo e satisfazer a demanda da turma!!!)  Receita também infalível pra agradar o marido. 

O melhor é que há espaço pra abusar das combinações que o prato oferece! 
Vejam essas fotos inspiradoras que eu encontrei no Celebrations at Home:











Chili vai bem com nachos, batata-frita, hot-dog, burritos, batata assada, tacos, quesadillas e até como molho de macarrão. 

Se você nunca comeu um chili por aí, vale muito a pena experimentar! 
E como prometido há um tempão, aqui está a minha receita:

3 copos de feijão cozido;
1/2 quilo de carne moída refogada;
1 cebola grande picada;
1 pimentão grande picado; (às vezes coloco dois, um vermelho e um verde)
4 tomates picados;
1 tablete de caldo de carne;
1 pedaço de pimenta jalapeño;
sal, alho e pimentas a gosto.

Colocar tudo numa panela de cozimento lento (slow-cooker) e deixar lá por aproximadamente 6 horas. Eu nunca fiz em outro tipo de panela, então não sei qual é o resultado, mas acredito que a maioria dos restaurantes use panelas convencionais mesmo, né?

Um ótimo final de semana! Aproveite bem os dias frios que estão por vir! 
Mel