terça-feira, 9 de julho de 2013

Massa com brócolis, limão e sálvia - uma delícia de receita!

Receita boa é o que não falta na cozinha da nossa colaboradora Ju Castro. Fiquei com água na boca assim que vi as fotos! Ela traz pra gente uma massa pra lá de especial e que promete agradar os paladares dos mais requintados. Ah, e claro, com aquela lista de dicas pra que a sua receita saia igualzinha a dela! Obrigada, Ju!

Oi pessoal!
Depois da época das festas juninas, com  toda fartura dos comes e bebes deliciosos e obrigatórios nas quermesses e reuniões de familia,  que tal preparar uma receita mais leve para quebrar o ritmo?  A receita original é de Rita Lobo. Super prática e nutritiva, ela está sempre no cardápio aqui em casa.  


Molho de brócolis

Ingredientes (medidas para 2 pessoas)
120g de brócolis cortado (60g por pessoa)
1 colher de chá de alho picado
12 folhas de sálvia (6 folhas para cada pessoa)
4 folhas de louro (2 folhas de louro para cada pessoa)
1 colher de café de raspas de limão
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (ralado na hora fica mais saboroso)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: juntar todos os ingredientes em um refratário e misturar bem, até que o tudo fique bem envolvido no azeite. Assar em forno baixo pré aquecido – temperatura : 180 graus, por 25-30minutos, até o brócolis fique crocante. Detalhe: brócolis assado não deixa cheiro em casa. J


Massa
Ingredientes (medidas para 2 pessoas)
140g de macarrão de sua preferência  - sugestão talharim (70g para cada pessoa)
2 litros de água
2 colheres de sopa de sal (para cada litro de água o ideal é adicionar 1 colher de sopa de sal. Assim a água salgará a massa, que ficará mais saborosa)

Modo de fazer: enquanto o brócolis estiver no forno, coloque a água com o sal para ferver. Assim que a água levantar fervura, com bolhas grandes, coloque a massa para cozinhar. É importante observar o tempo de cozimento na embalagem, para que a massa fique no ponto, ou seja, nem dura nem mole demais, tá?


Assim que o brócolis estiver pronto, a massa deverá estar também. Escorra o macarrão e misture no mesmo refratário em que está o brócolis - assim aproveitamos todo o molho e sabor deixado. Pronto para servir! 
Ah, vale abrir um vinho para acompanhar e esquentar. J  Manja que te fa bene!!!!


Dicas *preciosas* da Ju Castro:


1 - Aprensentando a sálvia! Erva super cheirosa que tempera finamente. Tenho um vasinho dela em casa, assim sempre tenho sálvia fresquinha para usar na cozinha: 




2-  Corte o brócolis de forma que seja possível colocar o pedacinho inteiro na boca. Desse jeito você evita o uso da faca durante a degustação:
 

3 - Raspe somente a parte verde da casca do limão, em ralo fino, evitantando amargar todo o resto:
 

4 - Assim que a massa estiver cozida, salve 1 xícara da água do cozimento. Esta água poderá ser usada caso o molho não tenha sido suficiente:
 

5 - Use um descascador de legumes para conseguir lascas maiores do parmesão, que vão enfeitar  e dar um sabor mais marcante:
 

6 - Use as folhas de louro para enfeitar o prato como feito com as lascas de queijo parmesão. Regue com um fio de azeito e voilá, prontinho pra servir:
 

Meninas, eu adorei essa receita da Ju! Espero que vocês também gostem! Esta semaninha eu estou de férias (obaaa!!) e deixei esse post programado. Assim que eu voltar prometo ler todas as mensagens e responder uma a uma, ok? 
Beijos e ótima semana! Mel