terça-feira, 9 de julho de 2013

Massa com brócolis, limão e sálvia - uma delícia de receita!

Receita boa é o que não falta na cozinha da nossa colaboradora Ju Castro. Fiquei com água na boca assim que vi as fotos! Ela traz pra gente uma massa pra lá de especial e que promete agradar os paladares dos mais requintados. Ah, e claro, com aquela lista de dicas pra que a sua receita saia igualzinha a dela! Obrigada, Ju!

Oi pessoal!
Depois da época das festas juninas, com  toda fartura dos comes e bebes deliciosos e obrigatórios nas quermesses e reuniões de familia,  que tal preparar uma receita mais leve para quebrar o ritmo?  A receita original é de Rita Lobo. Super prática e nutritiva, ela está sempre no cardápio aqui em casa.  


Molho de brócolis

Ingredientes (medidas para 2 pessoas)
120g de brócolis cortado (60g por pessoa)
1 colher de chá de alho picado
12 folhas de sálvia (6 folhas para cada pessoa)
4 folhas de louro (2 folhas de louro para cada pessoa)
1 colher de café de raspas de limão
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (ralado na hora fica mais saboroso)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: juntar todos os ingredientes em um refratário e misturar bem, até que o tudo fique bem envolvido no azeite. Assar em forno baixo pré aquecido – temperatura : 180 graus, por 25-30minutos, até o brócolis fique crocante. Detalhe: brócolis assado não deixa cheiro em casa. J


Massa
Ingredientes (medidas para 2 pessoas)
140g de macarrão de sua preferência  - sugestão talharim (70g para cada pessoa)
2 litros de água
2 colheres de sopa de sal (para cada litro de água o ideal é adicionar 1 colher de sopa de sal. Assim a água salgará a massa, que ficará mais saborosa)

Modo de fazer: enquanto o brócolis estiver no forno, coloque a água com o sal para ferver. Assim que a água levantar fervura, com bolhas grandes, coloque a massa para cozinhar. É importante observar o tempo de cozimento na embalagem, para que a massa fique no ponto, ou seja, nem dura nem mole demais, tá?


Assim que o brócolis estiver pronto, a massa deverá estar também. Escorra o macarrão e misture no mesmo refratário em que está o brócolis - assim aproveitamos todo o molho e sabor deixado. Pronto para servir! 
Ah, vale abrir um vinho para acompanhar e esquentar. J  Manja que te fa bene!!!!


Dicas *preciosas* da Ju Castro:


1 - Aprensentando a sálvia! Erva super cheirosa que tempera finamente. Tenho um vasinho dela em casa, assim sempre tenho sálvia fresquinha para usar na cozinha: 




2-  Corte o brócolis de forma que seja possível colocar o pedacinho inteiro na boca. Desse jeito você evita o uso da faca durante a degustação:
 

3 - Raspe somente a parte verde da casca do limão, em ralo fino, evitantando amargar todo o resto:
 

4 - Assim que a massa estiver cozida, salve 1 xícara da água do cozimento. Esta água poderá ser usada caso o molho não tenha sido suficiente:
 

5 - Use um descascador de legumes para conseguir lascas maiores do parmesão, que vão enfeitar  e dar um sabor mais marcante:
 

6 - Use as folhas de louro para enfeitar o prato como feito com as lascas de queijo parmesão. Regue com um fio de azeito e voilá, prontinho pra servir:
 

Meninas, eu adorei essa receita da Ju! Espero que vocês também gostem! Esta semaninha eu estou de férias (obaaa!!) e deixei esse post programado. Assim que eu voltar prometo ler todas as mensagens e responder uma a uma, ok? 
Beijos e ótima semana! Mel

15 comentários:

  1. Adorooo essas massas saudáveis e saborosas. Já fiz tantas receitas e nunca me canso delas. Para mim são as melhores.
    Beijos :o))

    ResponderExcluir
  2. Ai que tudo essa receita! Adoro massa e sou extremamente apaixonada por brócolis. Com certeza já anotei para em breve fazer, tudo de bom mesmo :)
    Beijãooooo

    ResponderExcluir
  3. Ah, agora vi aqui na tua barra lateral esse pom pom de papel de seda.....eu tinha visto no youtube um tutorial e fui fazer no outro dia..fiz apenas com uma folha de seda, imagina minha cara de admirada quando vi que estavam faltando pelo menos mais umas 8 folhas...hahhahaa. Super fácil de fazer né, eu adorei! =)
    Beijooo

    ResponderExcluir
  4. Receita mais que aprovada, Mel!
    Boas férias pra você! Volte logo...
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Mel, esta massa está um espetáculo. Lindo prato! Valeu pelas dicas da água do cozimento para o molho e também a forma de cortar as lascas do parmesão. Beijo, boas férias e bom retorno! Paula

    ResponderExcluir
  6. Oi Mel! Juro, essa receita me deu água na boca rss. Sou amante de massas e esta receita é muito simples e parece ser deliciosa, vou fazer! Bjinhos Rafaela Organize sem frescuras!

    ResponderExcluir
  7. Humm

    fiquei com agua na boca



    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo massa com brocolis, adorei a sua e amei as fotos, tipo um passo a passo, dá vontade de cozinhar junto com vc! Achei divertido!

    Querida vim te convidar para participar do nosso concurso de receitas, seria um prazer te ter na revista

    Link do concurso http://revistavidatododia.com/?page_id=2002

    Beijos

    Lari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari!! Que bom que gostou! O passo-a-passo é da Ju Castro, colaboradora do blog. Ela dá a receita, tira fotos lindas e ainda compartilha todas as dicas pra nada dar errado, uma graça, né?
      Como eu não sou lá aquelas coisas na cozinha, vou repassar o seu convite para a Ju. Ela bate um bolão! Beijos, Mel

      Excluir
  9. Uau, que delícia de receita!!!! E parece fácil de fazer, que maravilha! Já está devidamente anotada! Mel, vim também agradecer o comentário DELICIOSO que vc deixou lá no blog, muito obrigada mesmo! Adoro seu blog, suas festas, suas fotos e suas dicas! Seu elogio tem um valor enorme pra mim!!!!! E como somos parecidas, hein? Como não ligo pra grifes e tenho muita preguiça de experimentar roupas, também troco qualquer peça por um prato diferente que não encontraria de jeito nenhum no Brasil. Todas as louças que eu tenho possuem uma história e realmente foram escolhidas a dedo! O melhor é que como a maioria das minhas comprinhas é feita em viagens, acabo pagando muito barato! Os EUA realmente são uma perdição!!!!! Antigamente eu comprava coisas em lojas on-line e pedia pra entregar a mercadoria na casa da minha irmã. Hoje em dia sou mais contida, tenho muita coisa e pouco lugar pra guardar, rsrsrs! Mas já estou com uma viagem marcada e economizando tudo o que posso para aproveitar a oportunidade! Um super beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mel.
    Como sempre dando um show de receita, como um prato simples fica lindo e maravilhoso em suas mãos, parabéns isso é um dom.
    Bjs.
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, vou agora mesmo passar todos os elogios pra Ju Castro! As belas mãos são as dela, rsrsrs
      A Ju é coloboradora de culinária aqui no blog. As receitas nas mãos dela realmente ficam um espetáculo, não ficam? Obrigada pela sua visita! Beijos, Mel (e Ju)

      Excluir
  11. Ameeei, fora que pare ser super facinho de fazer. No lugar da sálvia, pode usar outra folha?
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oii flor..
    Que delícia de receitaaaaa!!! Está mais que anotada e em breve farei, já estou com água na boca.. rss

    Beijinhos e boa semana ♥

    ResponderExcluir