sábado, 3 de setembro de 2011

O jantar está servido: nos ramekins

Já te apresentaram aos ramekins? Eles são esses pequenos potes de cerâmica, feitos para resistir às altas temperaturas do forno e do maçarico. Eles tem sido cada vez mais usados aqui no Brasil no prepararo e serviço de vários pratos, guarnições e entradinhas. Simpáticos eles, não? 
E sabe um dia daqueles que você não tem muito tempo pra cozinhar, tem poucas coisas na geladeira e tá um frio danado lá fora? Pois é. Semana passada fez bastante frio por aqui e eu tive um dia exatamente assim.

O frio me dá vontade de uma comida quentinha, de preferência com carne e/ou queijo. Por que será? Aí então eu decidi inventar alguma coisa com os poucos ingredientes que tinha. Olha só no que deu:




Cortei em tiras um pedaço de filet mignon que já estava temperado e refoguei. Aí achei esse creme de queijo na despensa e, além de leite, como mandava a embalagem, acrescentei um pouco de vinho branco e depois de pronto uma caixinha de creme de leite.

Depois foi só colocar nos ramekins uma camada da carne e cobrí-la com o creme de queijo. Para enfeitar, coloquei três amendoas defumadas por cima.  Mas depois achei que ia ser pouca comida. No frio a gente tem mais fome, né? O que ainda tinha na geladeira era uma cebola e duas batatas. Então inventei mais um pouquinho:


Dourei a cebola com molho shoyo enquanto as batatas cozinhavam. Cortei as batatas em rodelas e as juntei na mesma panela da cebola. Depois de refogar um pouquinho, juntei o que havia sobrado do creme de queijo e acrescentei um pouco de leite para ficar mais líquido. Da panela, elas foram direto pros meus ramekins e ficaram assim:

Alguns minutinhos no forno e voilá! Ficaram ótimas! Um vinho pra acompanhar, uma sobremesa de chocolate e a ótima companhia do marido completaram a noite. O que mais posso querer de um dia de frio em casa?



PS: E você, já tem ramekins? Está usando? Não vai me dizer que ele só tá servindo pra guardar restinho de comida na geladeira, hein! :)

5 comentários:

  1. Rosana Gruijters-Ramella4 de setembro de 2011 09:39

    Amo demais! Ainda nao temos um jogo desse em casa mas aqui na Holanda ramekins eh usado demais especialmente nos restaurantes para servirem sopas. Acho a coisa mais linda! Mas como o Marcel gosta de dizer, espere ate comprarmos nossa nova casa pois teremos mais espaco para esse tipo de coisas... Ve se eu posso com isso! hahaha... Mas eh verdade eu nao tenho mais lugar para guardar nada na minha cozinha tadinha! Amei a criacao Mel!

    ResponderExcluir
  2. Quanta coisa gostosa e quanta inspiração! Adoro comida servida em potinhos e verrines!!!! A receita com o creme de queijo deve ter ficado sensacional e já está anotadíssima!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas! Confesso que estou adorando trabalhar menos horas e ter tempo pra me dedicar às comidinhas, decoração, organização da casa... Experimentem esse creminho de queijo com carne. Muuuito fácil e vale à pena!

    ResponderExcluir
  4. Onde comprar esses ramequins e mini caçarolas?
    jantar lindo!

    ResponderExcluir
  5. Como vcs são caprichosas, tudo lindo!
    onde comprar esses ramequins e mini caçarolas?

    ResponderExcluir