terça-feira, 30 de agosto de 2011

8 dicas para receber em casa

Dica  1: Pense no perfil dos seus convidados
O primeiro passo é conhecer quem você vai receber. A maioria é homem? Mulher? Casais com filhos pequenos? Gente que bebe bastante? Que fica até tarde ou que prefere ir embora cedo? O pessoal curte música alta ou prefere um som ambiente para que possam conversar com tranquilidade? A partir do perfil dos convidados, você conseguirá planejar uma recepção que tem grandes chances de ser um sucesso!


Dica 2:  Proporcione conforto e faça com que as pessoas se sintam à vontade.
Conforto não é sinônimo de um sofá aconchegante e almofadas fofinhas. Claro que isso ajuda, mas proporcionar conforto aos seus convidados vai muito além disso. Para que eles se sintam à vontade, é bacana que você apresente as pessoas que não se conhecem, disponha de lugares para que todos possam sentar, indique onde é o lavabo e ainda, caso esteja muito frio ou muito calor, tenha um aquecedor, ventilador ou ar-condicionado ligado.



Dica 3: Decore o ambiente
Decorar a casa para receber pessoas não é um bicho de sete cabeças. Flores e velas por exemplo são fáceis de comprar e alegram qualquer festa. Eu prefiro as velas sem cheiro para que elas não interfiram no aroma das comidas. As velas criam uma sensação de conforto e bem-estar. As flores trazem vida e alegria para o ambiente. Além delas, algo que se remeta ao evento pode contribuir para criar um clima de descontração. Vale bandeirinha de festa junina, pimentas, fotografias, fitas, balões, garrafas...


Dica 4: Planeje com antedecência
É importante que você imagine e planeje com antecedência como você quer que as coisas sejam feitas. Separe louças, vasos, velas, e se possível faça uma seleção de músicas na véspera. Assim você não precisa em cima da hora decidir onde vai colocar as flores ou em qual prato vai servir a sobremesa.


Dica 5: Escolha o cardápio
Ao elaborar o cardápio, leve em consideração o horário, tempo de duração e o número de pessoas que você vai receber. O evento compreende um horário em que normalmente seria feita uma refeição ou apenas aperitivos seriam suficientes? Há espaço para todos se sentarem à mesa? Devo restringir o cardápio a itens que não exijam o uso de facas para que meus convidados possam comer em pé ou com a mão? Eu, particularmente, gosto de montar um cardápio que não precise de preparo imediato e que não me mantenha na cozinha depois que meus convidados já chegaram.


Dica 6: Lembre-se do banheiro
Muita gente esquece dele mas sou da opinião que estar com o banheiro/lavabo em ordem e cheiroso é importante.  Evite deixar escovas, remédios e outros itens de higiene pessoal espalhados pela pia. A toalha de mão deve estar sempre sequinha. (Nada pior do que tentar secar as mãos numa toalha molhada que está sendo usada por todos os convidados há horas!) Você pode deixar vários rolinhos de toalha à disposição na pia ou pendurar uma toalha maior (a de rosto) e trocá-la algumas vezes durante a festa. Sabonete líquido é mais indicado. E se quiser caprichar, uma velinha acesa sobre a pia também fica um charme!


Dica 7: A festa começa com o primeiro convidado
Quando seu primeiro convidado chegar, é apropriado que você esteja pronta para poder recepcioná-lo. Lembre-se de oferecer  uma bebida, um petisco e nada de “vamos esperar o resto do pessoal chegar”.


Dica 8:Relaxe e aproveite
Relaxe e curta o momento com seus convidados. Eles só vão se sentir à vontade se você estiver à vontade também! 

 

domingo, 28 de agosto de 2011

Um saquinho surpresa moderno

Quando eu era criança e me divertia nos aniversários infantis, achava o máximo ganhar o saquinho surpresa pra levar pra casa. Lembram deles? Um saquinho geralmente recheado de guloseimas e, quando dávamos sorte, com um ou outro brinquedinho de plástico. Eles prolongavam a alegria da festa e nós íamos embora com aquela sensação do "ainda não acabou!"
A infância ficou lá pra trás mas não acho que é por isso que devemos deixar de oferecer aos convidados um "saquinho surpresa"

Com o tempo, ele tomou formas diversas, ficou mais bonito e continua causando sorrisos e olhinhos brilhantes ao final das festas. Num casamento, eu não diria que ele substitui o tradicional bem-casado, ele é um mimo a mais. Alguns mais caros, outros mais baratinhos, outros que você mesma pode fazer!

Nos EUA eles são os famosos wedding favors, alguns de deixar qualquer adulto com aquela felicidade de criança! 

Que tal uma rolha e saca-rolhas? Numa caixinha que é um arraso!


E também para casamento, uma caixinha com dois sabonetes em formato de pera! Reparem no detalhe da embalagem que diz "The perfect pair". Não é uma graça?

Os potinhos no estilo "faça-você-mesma", são bem-vindos em qualquer ocasião. Fica lindo com uma etiqueta na frente ou um pedaço de tecido amarrado na tampa. Aí você pode recheá-los com mel, brigadeiro mole, amêndoas, balinhas, confeitos... O que a imaginação permitir!

Veja esses leques! Babei na delicadeza deles. Lembra as festividades japonesas. Que tal distribuí-los naqueles dias de muito calor? Para as mais prendadas, dá para fazer em casa mesmo um assim bem lindo. 


E uma velinha bonita numa caixa decorada?


Para os amantes da natureza, para os que acreditam na importância da preservação do verde e para os que praticam a sustentabilidade, que tal um vasinho de planta? 


 
E tem também as latinhas de pastilhas, cada vez mais populares por aqui também.



Agora, olhem só esses sacos de pipoca personalizados para um Chá de bebê? About to POP!
Achei a ideia incrível!



E por último, um bloquinho de notas personalizado. Super útil, ótima lembrancinha para qualquer festa e daqueles que, tendo capricho, dá pra fazer em casa!

Diga, você também não ficou com vontade de receber um saquinho surpresa assim?







PS: Mel decidiu que quer fazer a festa de casamento de novo e dar um vasinho de planta pros convidados! E também quer que mais uma amiga fique grávida agora!!  E então, meninas?

sábado, 27 de agosto de 2011

Zamioculcas


 
Você sabia que a Zamioculca é uma excelente planta para ambientes internos? Pra você que quer um vaso grande na sua sala onde não bate sol e não tem muito tempo pra se dedicar à plantinha, ela é perfeita! 
Ela é originária da África e exige pouquíssimos cuidados. Duas xícaras de água por semana. Tenho visto muitas delas por aí em escritórios, consultórios médicos e restaurantes. 
A minha mora num cantinho da sala há mais de 1 ano:

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lanchonete em casa

Às vezes meu marido trabalha no sábado e aí ele fica com a maior preguiça de sair pra jantar. Cada vez mais eu me solidarizo com ele, já que além de economizarmos, atualmente anda sendo mais seguro (tá uma onde de arrastão em restaurante, né ? credo!).

E aí que num sábado desses resolvi fazer um jantar mais descontraído e montar aqui em casa o Mc Marina!

Coloquei para assar uns hambúrgueres que comprei no açougue perto de casa e quando eles já estavam quase prontos esquentei também os pãezinhos:




Para a entrada teve fritas e 3 tipos de molhos: ketchup, maionese e de pimenta.
Os guardanapos do Mario Bros ajudaram a dar o tom descontraído!

E como a Mel já comentou aqui, a comida pode ser simples, mas uma mesa bem posta faz toda a diferença:
Acho que vou repetir este cardápio quando meus priminhos vierem jantar por aqui ;)




terça-feira, 23 de agosto de 2011

Flores de corte

Você sabia que as flores de corte duram bem mais quando pingamos umas gotinhas de cândida (cloro) dentro do vaso a cada troca de água? Isso porque a cândida impete a formação de fungos que são maléficos para as flores e que causam o apodrecimento do caule.  


Faça o teste!
  




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Insensato coração - o capítulo final

Toda vez que começa uma nova novela eu falo: não vou perder meu tempo, não vou ver.
Mas não tem jeito: sim, eu sou noveleira. Normalmente é nesse horário que estou preparando o jantar, e aí a tv fica ligada, vou ouvindo, me envolvendo e pronto: fico viciada! Agora ainda tenho uma boa desculpa: meu marido trabalha nesta área!

E para quem gosta, o final da novela vira um evento. E já faz algum tempo que assisto o capítulo final das novelas das nove (antes das oito) com minha amiga Jaqueline, e dessa vez não foi diferente.

Tenho certeza que mesmo se você não gosta de novelas, ouviu o burburinho em torno da dúvida: Quem matou a Norma? É, este "mistério" foi revelado na última sexta-feira, 19 de agosto, quando acabou Insensato Coração.

Então um dia antes, depois que o penúltimo capítulo acabou claro, eu montei algumas tags com o rosto dos personagens para decorar nossas comidinhas e decorar o jantar para nenhuma integrante da liga da família carioca botar defeito:



O cardápio foi definido quando cheguei na casa dela: frios e bruschetta para entrada, salada, arroz e salmão grelhado como pratos principais. Ah, de sobremesa tivemos brigadeiro, para homenagermos os personagens André e Carol, já que eles tiveram um filho e ela o chamava de "brigadeirinho".
E se você não assistiu, a Tia Nenê era a pinguça do folhetim e também foi devidamente homenageada:
As demais tags foram distribuídas nos petiscos. Olha lá o azedo do Léo. Poderia ter lugar melhor?
Já os rycos e phynos ficaram enfeitando o salame...hehehehehehe
A piriguete Natalie L'amour ficou na bruschetta, que estava um delícia. Prepará-la foi super fácil:
- Passamos manteiga no pão italiano (esse é o segredinho da Jaque)
- Cobrimos com tomate picadinho e mussarela ralada
- Colocamos no forno até derreter o queijo...hummm!!!
A mesa ficou linda, mas aí a novela começou e não deu tempo de tirar foto do salmão, que estava DI.VI.NO. Experimente fazer assim:
- Tempere o salmão com alho, sal e azeite
- Asse
- Regue o salmão com um creme de champignon. É só misturar no fogo a manteiga e o champignon.
E como  bom noveleiros, não podia faltar o bolão:



















Obrigada Jaque por nos receber mais uma vez!


domingo, 21 de agosto de 2011

A tarde do Chá do Vini

Graças à criatividade e ao talento de Vanessa Galo e Maiara , as convidadas do Chá do Vini tiveram uma tarde de muita descontração e largos sorrisos. A Vanessa, como já falamos, é a irmã da futura mamãe e também ótima calígrafa. A Maiara é amiga da futura mamãe. Juntas, elas ajudaram com os preparativos da decoração, com os comes e bebes e se encarregaram de preparar muitas brincadeiras divertidas para animar as convidadas! Vamos conferir como foi?

 

 

 

Na mesa principal, garrafinhas de água personalizadas, diversos tipos de salgados, cones recheados com amendoins e cupcakes de chocolate.

Nas mesas das convidadas, uma garrafa de suco, amendoins e copos. Além de uma velinha e guardanapos azuis.
Pompons de papel de seda e bandeirolas formando o nome Vinicius também decoraram a mesa principal.

Na entrada do salão, cada convidada era recepcionada e recebia um colar de bombom. Começava aí a primeira brincadeira. Quem falasse as palavras "Vinicius" ou "Bebê" perderia o colar para quem ouvisse. Assim, as mais atentas e espertinhas acumularam muitos colares de chocolate durante a tarde.

 E também teve surpresa escondida embaixo da cadeira, qual é o nome?, batata-quente com um pacote de fralda, advinhe o tamanho da barriga da mamãe, um quiz e uma rifa muito bacana. Nela, ao invés de "comprar um número", as convidadas escreveram a data em que o Vini vai nascer e seu peso. E o melhor: para todas as brincadeiras, assim como para a rifa, as vencedoras ganhavam prendas! Foi divertidíssimo!

 

 
Recadinhos para mamãe e bebê foram registrados na lousa durante toda a tarde do chá. Na saída, uma barrinha de chocolate personalizada agradecia as convidadas pela presença.

 
Vini, estamos ansiosos esperando a sua chegada!

sábado, 20 de agosto de 2011

Os preparativos para o Chá de bebê do Vinicius

Ah... como é gostoso celebrar a chegada de um bebê! 
E desta vez, quem está à espera de uma nova vida é uma grande amiga, amiga de looonga data. Mãe de primeira viagem, mas daquelas que você já sabe que será uma ótima mãe pois tudo o que ela faz é com extremo carinho e dedicação. Então, o Vinicius deu foi muita sorte. Porque ele vai nascer numa família linda e já com dezenas de tias corujas, como eu. :)

Ele já está quase chegando, portanto, no último sábado tratamos de oferecer um Chá e uma tarde cheia de diversão às familiares e amigas da futura mamãe.  E como tem bastante coisa bacana pra mostrar, vamos dividir o post em dois: os preparativos e a tarde do chá.


Como sempre, começamos pela lista de convidadas e a confecção dos convites. Queríamos um tema bem alegre e acabamos optando pelos bichos da floresta e as cores azul e marrom. Os convites foram impressos em casa, em papel Linho branco 180g.

 
Para obter um corte mais preciso, usei a refiladora. Nas bordas do convite, a carimbeira marrom deu um leve efeito esfumaçado. Com os convitinhos já impressos e cortados, foi só furar a lateral do nome para prender uma fitinha de cetim branca. As convidadas que moram longe receberam o mesmo convite na versão online.

O restante da identidade visual do Chá foi desenvolvido pela Marina Vilar. Tags para cupcakes, tags diversos para comidas, cones, bandeirolas e embalagem para as barrinhas de chocolates. Tudo seguindo as cores predominantes marrom e azul e o tema previamente escolhido.

 
Fora os convites, todo o restante foi impresso em papel Opaline 180g, que tem uma superficie lisa acetinada. Segundo o fabricante, ele tem também "maior printabilidade", o que torna a impressão um pouco mais nobre. Foi a primeira vez que usei o Opaline e acho que ele é mesmo o papel ideal para este tipo de trabalho.


Aqui as tags feitas para os cupcakes. Atrás de cada uma, fixei um palito de dente com um pedacinho de fita adesiva.


Velas na cor azul bebê foram compradas para decorar as mesas.

Os vasinhos, bandejas e forminhas de papel foram separadas e organizadas na véspera. Além disso, comprarmos guardanapos com o mesmo tema do chá.

 
Aqui, uma amostra da identidade visual do Chá do Vini desenvolvido pela Marina Vilar. Todo esse material foi mandado com antecedência para Vanessa, irmã da futura mamãe, que se encarregou de imprimir e cortar tudo com muito capricho.

Com o restante da organização já preparado, na manhã de sábado pude me dedicar só aos cupcakes.