terça-feira, 30 de agosto de 2011

8 dicas para receber em casa

Dica  1: Pense no perfil dos seus convidados
O primeiro passo é conhecer quem você vai receber. A maioria é homem? Mulher? Casais com filhos pequenos? Gente que bebe bastante? Que fica até tarde ou que prefere ir embora cedo? O pessoal curte música alta ou prefere um som ambiente para que possam conversar com tranquilidade? A partir do perfil dos convidados, você conseguirá planejar uma recepção que tem grandes chances de ser um sucesso!


Dica 2:  Proporcione conforto e faça com que as pessoas se sintam à vontade.
Conforto não é sinônimo de um sofá aconchegante e almofadas fofinhas. Claro que isso ajuda, mas proporcionar conforto aos seus convidados vai muito além disso. Para que eles se sintam à vontade, é bacana que você apresente as pessoas que não se conhecem, disponha de lugares para que todos possam sentar, indique onde é o lavabo e ainda, caso esteja muito frio ou muito calor, tenha um aquecedor, ventilador ou ar-condicionado ligado.



Dica 3: Decore o ambiente
Decorar a casa para receber pessoas não é um bicho de sete cabeças. Flores e velas por exemplo são fáceis de comprar e alegram qualquer festa. Eu prefiro as velas sem cheiro para que elas não interfiram no aroma das comidas. As velas criam uma sensação de conforto e bem-estar. As flores trazem vida e alegria para o ambiente. Além delas, algo que se remeta ao evento pode contribuir para criar um clima de descontração. Vale bandeirinha de festa junina, pimentas, fotografias, fitas, balões, garrafas...


Dica 4: Planeje com antedecência
É importante que você imagine e planeje com antecedência como você quer que as coisas sejam feitas. Separe louças, vasos, velas, e se possível faça uma seleção de músicas na véspera. Assim você não precisa em cima da hora decidir onde vai colocar as flores ou em qual prato vai servir a sobremesa.


Dica 5: Escolha o cardápio
Ao elaborar o cardápio, leve em consideração o horário, tempo de duração e o número de pessoas que você vai receber. O evento compreende um horário em que normalmente seria feita uma refeição ou apenas aperitivos seriam suficientes? Há espaço para todos se sentarem à mesa? Devo restringir o cardápio a itens que não exijam o uso de facas para que meus convidados possam comer em pé ou com a mão? Eu, particularmente, gosto de montar um cardápio que não precise de preparo imediato e que não me mantenha na cozinha depois que meus convidados já chegaram.


Dica 6: Lembre-se do banheiro
Muita gente esquece dele mas sou da opinião que estar com o banheiro/lavabo em ordem e cheiroso é importante.  Evite deixar escovas, remédios e outros itens de higiene pessoal espalhados pela pia. A toalha de mão deve estar sempre sequinha. (Nada pior do que tentar secar as mãos numa toalha molhada que está sendo usada por todos os convidados há horas!) Você pode deixar vários rolinhos de toalha à disposição na pia ou pendurar uma toalha maior (a de rosto) e trocá-la algumas vezes durante a festa. Sabonete líquido é mais indicado. E se quiser caprichar, uma velinha acesa sobre a pia também fica um charme!


Dica 7: A festa começa com o primeiro convidado
Quando seu primeiro convidado chegar, é apropriado que você esteja pronta para poder recepcioná-lo. Lembre-se de oferecer  uma bebida, um petisco e nada de “vamos esperar o resto do pessoal chegar”.


Dica 8:Relaxe e aproveite
Relaxe e curta o momento com seus convidados. Eles só vão se sentir à vontade se você estiver à vontade também!