terça-feira, 30 de agosto de 2011

8 dicas para receber em casa

Dica  1: Pense no perfil dos seus convidados
O primeiro passo é conhecer quem você vai receber. A maioria é homem? Mulher? Casais com filhos pequenos? Gente que bebe bastante? Que fica até tarde ou que prefere ir embora cedo? O pessoal curte música alta ou prefere um som ambiente para que possam conversar com tranquilidade? A partir do perfil dos convidados, você conseguirá planejar uma recepção que tem grandes chances de ser um sucesso!


Dica 2:  Proporcione conforto e faça com que as pessoas se sintam à vontade.
Conforto não é sinônimo de um sofá aconchegante e almofadas fofinhas. Claro que isso ajuda, mas proporcionar conforto aos seus convidados vai muito além disso. Para que eles se sintam à vontade, é bacana que você apresente as pessoas que não se conhecem, disponha de lugares para que todos possam sentar, indique onde é o lavabo e ainda, caso esteja muito frio ou muito calor, tenha um aquecedor, ventilador ou ar-condicionado ligado.



Dica 3: Decore o ambiente
Decorar a casa para receber pessoas não é um bicho de sete cabeças. Flores e velas por exemplo são fáceis de comprar e alegram qualquer festa. Eu prefiro as velas sem cheiro para que elas não interfiram no aroma das comidas. As velas criam uma sensação de conforto e bem-estar. As flores trazem vida e alegria para o ambiente. Além delas, algo que se remeta ao evento pode contribuir para criar um clima de descontração. Vale bandeirinha de festa junina, pimentas, fotografias, fitas, balões, garrafas...


Dica 4: Planeje com antedecência
É importante que você imagine e planeje com antecedência como você quer que as coisas sejam feitas. Separe louças, vasos, velas, e se possível faça uma seleção de músicas na véspera. Assim você não precisa em cima da hora decidir onde vai colocar as flores ou em qual prato vai servir a sobremesa.


Dica 5: Escolha o cardápio
Ao elaborar o cardápio, leve em consideração o horário, tempo de duração e o número de pessoas que você vai receber. O evento compreende um horário em que normalmente seria feita uma refeição ou apenas aperitivos seriam suficientes? Há espaço para todos se sentarem à mesa? Devo restringir o cardápio a itens que não exijam o uso de facas para que meus convidados possam comer em pé ou com a mão? Eu, particularmente, gosto de montar um cardápio que não precise de preparo imediato e que não me mantenha na cozinha depois que meus convidados já chegaram.


Dica 6: Lembre-se do banheiro
Muita gente esquece dele mas sou da opinião que estar com o banheiro/lavabo em ordem e cheiroso é importante.  Evite deixar escovas, remédios e outros itens de higiene pessoal espalhados pela pia. A toalha de mão deve estar sempre sequinha. (Nada pior do que tentar secar as mãos numa toalha molhada que está sendo usada por todos os convidados há horas!) Você pode deixar vários rolinhos de toalha à disposição na pia ou pendurar uma toalha maior (a de rosto) e trocá-la algumas vezes durante a festa. Sabonete líquido é mais indicado. E se quiser caprichar, uma velinha acesa sobre a pia também fica um charme!


Dica 7: A festa começa com o primeiro convidado
Quando seu primeiro convidado chegar, é apropriado que você esteja pronta para poder recepcioná-lo. Lembre-se de oferecer  uma bebida, um petisco e nada de “vamos esperar o resto do pessoal chegar”.


Dica 8:Relaxe e aproveite
Relaxe e curta o momento com seus convidados. Eles só vão se sentir à vontade se você estiver à vontade também! 

 

20 comentários:

  1. A cada dia fico mais encantada com o blog de vocês. Tudo lindo, dicas, ótimas, vejo todos os dias e aqui no trabalho todos ficam encantados, rsrsr
    Parabéns....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meninas!!!! Já indiquei para um monte de gente e para mim o blogs de vocês já virou referência! Já comprei até garrafas coloridas e fiz vazinhos com garrafas e linha!!!!
    Obrigadíssima pelo carinho com que vocês tratam seus leitores!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol,
    Muito obrigada pelo carinho e também por divulgar o nosso blog.
    bjs,
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Oi Milena,
    Bom saber que o blog está servindo de referência para você e também que está compartilhando para seus amigos. É um prazer recebê-los.
    bjs,
    Marina

    ResponderExcluir
  5. Oi Me,

    Parabéns pelo blog, ele é demais!! Estou encantada com ele, acho que já fiquei viciada, kkkk!! Vou aproveitar todas as dicas para o meu novo lar.
    Beijos
    Dani Favaretto

    ResponderExcluir
  6. Meninas,parabéns pelo blog delicioso!Não consigo parar de ler!!!!! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Meninas, Vocês são ótimas! Estas dicas são fundamentais para uma boa recepção!Inclusive a dica de preparar o banheiro. Quando recebo aqui em casa, tiro tudo da pia. Deixo um bom sabonete líquido e um vasinho de flores, com uma toalhinha de mão sequinha pendurada. Se a recepção dura muito, fico de olho para troca-la, se necessário. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Vixi Maria! É possível Receber e Celebrar com baby? hehehehehehehe... porque de agora em diante, nosso pequeno fará parte de todos os eventos praticamente!!!!

    ResponderExcluir
  9. Navegando pela rede me deparei com este blog, adorei, dicas bacanas, posts bem apresentados, gostoso de ler e ver. Gostei e voltarei sempre.

    Parabéns pelo blog lindo!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Adoro receber amigos em casa, amei suas dicas.
    Parabéns.
    www.caminhodagula.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Meninas, cheguei aqui por acaso e já vou ficando por aqui, amei o blog de vocês,está cheio de coisas muito legais. Estão de parabéns!!!
    Quando puder da uma passadinha no meu tapera com Classe

    ResponderExcluir
  12. Amei o Post vou fazer um jantar para comemorar meu aniversario dia 19 e estava precisando de muitas dicas!!!
    Amei o blog!

    http://mundodesamuel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Muito legais essas dicas!
    Um charme e fitinha na taça. Adorei!!!

    Abraços

    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Mel,procurando ideias para preparar uma reuniãozinha no meu aniversario...me deparei com esse encanto de blog...ah delicioso,e generoso...
    Repartir conhecimento é o que há de melhor no ser humano para mim...claro que sempre depois da humildade ...virtudes que não podem faltar a quem nescessita de crescer como pessoa...amo ver generosidades .
    Vida longa a esse blog e mais ideias sem fim para repartir com as meninas...um mega beijo carinhoso
    Bethgranje@hotmail.com(anonima...kkkkkkkk pode???) inté

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas!
    Tenho certeza que vou arrasar no meu niver de 36 aninhos, bem vividos.

    ResponderExcluir
  16. Amo este blog ,dicas super bacanas e de bom gosto <3

    ResponderExcluir
  17. Queria aproveitar e pedir dicas de como decorar o meu quarto , pois uma parte das minha visitas amam ficar por lá ( apê pequeno e eu não me incomodo rsrsr) Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  18. Vou fazer uma festa de aniversário e usarei essas dicas de festa junina. Parabéns! Gosto de tudo no seu blog.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito do blog. Sempre com dicas diferentes e que resolvem meus problemas. Gostei muito da dica de como receber em casa. Pretendo receber algumas amigas e suas dicas com certeza me ajudarão. Continuem assim: desprendidas, ajudando os outros, repassando seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  20. Olá,amei as dicas! muito bacana e criativo seu blog.
    Já estou seguindo!
    Quando puder dá uma passadinha no Mimos da li arteira

    ResponderExcluir