quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Um desafio delicioso para o Receber e Celebrar!

Na correria do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos de prestar atenção aos detalhes, de demonstrar amor e carinho por aqueles que amamos e, mais ainda, nos esquecemos de que momentos felizes e motivos para CELEBRAR podem ser criados!! 
Mas não foi isso que aconteceu com uma paulistana leitora do blog. Pelo contrário, mesmo com uma vida super-mega ocupada, ela decidiu que queria comemorar o aniversário do marido em grande estilo: UM JANTAR ROMÂNTICO SURPRESA na casa dela! O tema: O México é aqui! O casal, que queria conhecer Cancún, tem trabalhado e não sabe quando terá uns diazinhos de férias...

Foi aí que ela entrou em contato com a gente e pediu que organizássemos o jantar. Das bebidas à decoração.
Tempo: 6 dias. 
Detalhe importante: ela estaria viajando, à trabalho, em 5 dos 6 dias que antecediam o jantar.

Será que deu tempo? Será que as coisas ficaram do jeitinho que ela tinha imaginado?
Vejam os preparativos para o Jantar Mexicano: 


Como o tempo era curto, compramos pronta a identidade visual "Fiesta Mexicana" da Tuty. A Tuty é uma loja online que oferece papelaria personalizada para festas. Recebemos o arquivo, personalizamos os tags e imprimimos. Gravamos também um CD com músicas mexicanas românticas para ser tocado durante o jantar.


 Compramos velas temáticas e imprimimos e emolduramos uma mensagem intitulada "Receta de la Felicidad" que nos foi enviada pela leitora.


Para decorar o "cantinho do bar" e ajudar na hora da preparação dos drinks, personalizamos essa mini-lousa com uma receita de margarita.


No dia anterior, compramos as flores, pimentas, cactos e separamos as louças e utensílios que seriam utilizados no jantar. Conferimos o cardápio, os horários e a entrega diversas vezes. O dia chegou e, após o expediente de trabalho, lá fomos nós montar a ambientação e ajustar os últimos detalhes antes do marido chegar!!

Será que ele gostou? Em breve, o post completo!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vamos receber o Vini!!


Ele chegou no domingo e é o menino mais lindo!! A tia babona aqui, que uma vez viu na internet foto de  letrinhas de tecido decorando um quarto de bebê, logo quis se arriscar a fazer a mesma coisa pro pequeno Vini! E não é que deu certo!!


Usei retalhos de tecido em tons de azul e branco, tesoura e cola para tecido. Risquei as letras no próprio tecido (usando um modelo impresso), recortei e colei as beiradinhas para formar "frente e costas" da letra. Depois de bem sequinhas, foi só encher com a manta acrílica e dar um arremate final com mais um pinguinho de cola.



Acho que bebê e esses artesanatos com tecido super combinam! Antes de entregar aos papais, olha só as letrinhas descansando no sofá!


Se quiser que as letras fiquem durinhas como estas, coloque o molde de papel por dentro do tecido :)


domingo, 25 de setembro de 2011

Você já conhece os whoopies?

foto do site http://www.bakerella.com/


Estão dizendo por que os cupcakes estão com os dias contados. Tudo isso por causa desse doce, meio bolo, meio biscoito recheado com creme de marshmallow.

Eles surgiram na década de 20, quando as esposas dos agricultores Amish ,começaram a fazer pequenos lanchinhos com os restos de massa de bolo para colocar na marmita dos maridos.

Originalmente, o whoopie é feito com massa de chocolate e recheio de creme de marshmallow, mas eu resolvi experimentar uma receita aveia com que vi na revista da Nestlé. Lembram que falei aqui  que adorava a revista?

Não ficou com uma cara ótima? A família aprovou!



Também, com esse recheio de Nutella...

Receita


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O convite de bule para o chá de cozinha da minha irmã

Minha irmã se casa em novembro. E bem sabemos que os meses que antecedem o grande dia são bastante tumultuados, né? Então, enquanto ela se mantém ocupada com os preparativos para o casamento e a organização da casa nova, eu me encarrego de organizar o chá de cozinha. Como sempre, primeiro veio a elaboração do convite:  um bule de chá na cor laranja, que será também a cor da decoração da cozinha dela. Quer ver como ficou?

Imprimi os bules em papel ColorPlus laranja, de gramatura 180.

Usando o mesmo papel, imprimi separadas as tampas do bule. Abaixo de cada tampa, uma caixa de texto trazia a data, o local e uma sugestão de presente para a noiva.

 
Para não ficar muito carregado em laranja, imprimi o selo "Chá de cozinha" em papel Opaline branco, também de 180g.
Colei o selo na frente de cada bule e completei o visual com um lacinho feito com fita de cetim. Tudo foi colado com cola branca de scrapbooking, que é acid free e evita manchas no papel.

Daí chegou a hora de cortar as tampinhas pro bule.

Depois de tudo cortado e colado, fiz uma abertura com estilete na parte superior de cada bule e encaixei a tampa por trás!!

 
E então, gostaram? Quer fazer você também um convitinho assim pro chá da sua irmã ou da sua amiga? Tá fácil! Disponibilizamos, de presente pra você, o modelo do bule, da tampa e do selo! Tudo prontinho, é só você inserir seus dados na caixa de texto, imprimir e cortar!! 

Conheça nossa Fan Page no Facebook!!  

O arquivo está público no google docs. Faça o download clicando aqui:

É só clicar no link, abrir e salvar!
Bom chá!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Torta de cebola

Vocês já viram aqui que eu gosto de tortas. Hoje vou postar mais uma receita simples e super gostosa, que aprendi com uma tia minha:

Ingredientes:

Massa:
Farinha de trigo - 1 xíc.  e 1/2 (chá)
Margarina light - 100gr
Sal - 1 pitada

Recheio:
Cebolas - 3 grandes cortadas em rodelas finas
Azeite  - 2 colheres (sopa)

Cobertura:
Ovo - 3
Requeijão  - 1 copo
Parmesão ralado - 1 colher (sopa)

Modo de fazer:

Misture a margarina com o sal e junte a  farinha aos poucos, até a massa não grudar mais nas mãos. Não esqueça de tirar anéis, alianças, relógio, hein? hehehehehe
Feito isso, cubra e deixe descansar por uns 15 minutinhos.
E como "time is money", já vá preparando o recheio - aqueça o azeite  e refogue a cebola. Tire do foguo e reserve.
Agora vem o desafio (hehehehe) - abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível. Aí coloque a cebola e cubra com a cobertura (é só bater os ovos, com o requeijão e o queijo) e leve para assar. No meu forno foram necessários 45 minutos:


Eu e meu marido adoramos o resultado:



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Experimentando uma bebida com café e Amarula

Adoro quando as pessoas me recebem com um café fresquinho. Acho que peguei o gosto na casa dos meus pais. Assim que chega uma visita eles logo passam um café e minha mãe põe a mesa. E mesmo quem não é, digamos, uma visita, como eu, logo ouve da mãe "Vamos lá pra cozinha que eu vou passar um café."

Hoje não vivo sem minhas doses diárias. Expresso e de coador. Gosto dos dois e sempre sem açúcar.
Mas vira e mexe me pego experimentando umas bebidas geladas com café. Bebidas doces, para uma tarde de verão. Eis que essa semana, pra quebrar a rotina, resolvi misturar uns ingredientes e fazer um drinque gelado com café aqui em casa mesmo. Olha só como ficou:


Não posso dizer que é uma receita minha pois já bebi coisa muito parecida por aí. Na verdade, usei o que eu tinha em casa e nas proporções que meu olho achava adequado. Da primeira vez, ficou bem doce. Da segunda ficou muito bom!

Ingredientes:
2 colheres de sopa de chocolate meio amargo derretido
1 colher de sopa de leite condensado
40ml de café coado
20ml de licor Amarula
30ml de chantilly

Coloque os ingredientes, nesta ordem,  numa taça flute. Com cuidado para não sujar as laterais, né? Achei que ficou bonito, gostoso e refrescante! Vou fazer mais muitas vezes. Será que minhas visitas vão querer trocar o tradicional expresso daqui de casa por uma taça dessas?


sábado, 17 de setembro de 2011

Pequenos, mas não menos importantes!

Vai receber  amigos/família em casa nesse final de semana?

Não se esqueça de pequenos detalhes para abrir e fechar a noite que farão de você uma anfitriã(o) ainda mais atenciosa(o)!

Antes - não vá direto ao prato principal. Receba os convidados com alguns petiscos.















Depois - Nada de servir o café puro. Ofereça algumas bolachinhas para acompanhá-lo. Essas são portuguesas, e podem ser encontradas no Pão de Açúcar.























Veja mais dicas clicando aqui


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Champanhe

Você sabia que Champanhe é a única bebida que, de acordo com a regras de etiqueta, pode ser servida em qualquer tipo de evento e a qualquer hora do dia?

Bacana, não? Nada de servir refrigerante no café da manhã, mas Champanhe pode! :)

foto: http://joiola.com.br/blog/tag/champagne

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quero muito uma despensa

Quando reformamos o apartamento nós decidimos que queríamos fazer uma despensa. Igual às despensas americanas. Um pantry! As despensas são práticas, deixam tudo à mão, permitem que você faça um mini-estoque das suas comidas favoritas e você ainda economiza uma boa grana em ármarios de cozinha.

As ideias eram muitas, já o espaço disponível...
Conversa vai, conversa vem, até que decidimos fechar a entrada de serviço em favor da nossa despensa! Acho mesmo é que entrada de serviço é coisa de apartamento antigo... Ou apartamento de gente rica... Daqueles que os empregados não podem entrar pela porta principal ou as sacolas de supermercado não podem aparecer na sala... Decidido. Não precisamos de uma segunda entrada, precisamos é de uma despensa.

Olha aqui a entrada de serviço que dava para a cozinha:



E aqui o que fizemos com ela:
Tiramos a porta da entrada e fechamos com alvenaria. Depois tiramos todos os azulejos amarelos e só por dentro da despensa colocamos azulejos brancos:



Depois de meses de reforma, ela ficou pronta! Ainda sem as prateleiras:

E com tudo no lugar:

 


Hoje, não abro mão da minha despensa por nada! Ela deixa a minha vida na cozinha tãããão mais prática! E cabe tudo que eu quero, eu sempre sei o que está faltando, e ainda sobraram parades bem clean, sem armários! Ter uma despensa não é tudo de bom? E você, abriria mão da entrada de serviço por uma despensa?



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Algumas maneiras de servir

Está em dúvida sobre a melhor forma de servir alimentos e bebidas a seus convidados? A ocasião pede requinte e formalidades ou despojamento? 
Todos os tipos de serviço tem suas vantagens e desvantagens. O ideal mesmo é planejar com antecedência, entender o tipo de evento que está sendo feito e ter sempre em mente o perfil dos convidados. Assim, será possível escolher o serviço que mais se adequa à sua festa!

Abaixo, uma breve descrição das modalidades de serviços:

serviço à francesa: 
o garçom segura a travessa ao lado do convidado que se mantém sentado e se serve.

• serviço à inglesa direto: 
o garçom é quem serve os convidados, que permanecem sentados;

• serviço à inglesa indireto:  
o garçom prepara o prato no guerridón (carrinho de apoio) e serve os convidados, que permanecem sentados;

• serviço à americana: 
os convidados se levantam e se servem num buffet previamente montado com todos os alimentos;

• serviço franco-americano: 
o prato de entrada é servido pronto aos convidados, que estão sentados. O prato principal é servido em buffet;

• serviço empratado ou de prato passado: 
o prato vem pronto da cozinha ou de uma ilha de apoio e é servido para todos os convidados simultaneamente;

• serviço à russa: 
bandejas com alimentos inteiros, que serão cortados somente quando forem servidos, ficam em cima da mesa dos convidados.



E então? Já está pensando nas vantagens e desvantagens de cada um? 

Definições dos serviços: Material de apoio do curso 'Básico em Organização de Eventos', SENAC - SP

 
 foto: www.catering-service.org


    

sábado, 10 de setembro de 2011

Detalhe que faz diferença





Eu tenho um sofá preto. Sem graça? Que nada!

Como a cor é sóbria, é possível  utilizar a  variedade de cores, estampas e materiais das almofadas - um item essencial para dar aquele "up" na decoração.

Existem várias capas prontas para comprar, mas também é uma boa ideia garimpar alguns tecidos e deixá-las ainda mais com a sua cara!

Mas se a ansiedade não te deixa esperar, aproveite para dar uma olhada nessas dicas para comprar  sem sair de casa: